Página Inicial / Artigos / Um pouco da história da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá

Um pouco da história da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá

A Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, está localizada na Capital do Estado de Mato Grosso, no prédio do antigo Seminário da Arquidiocese ao lado do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, e foi ao ar oficialmente no dia 23 de agosto de 1959.


Fundada por Dom Orlando Chaves (in memorian), Bispo diocesano na época, mais conhecido também como o “Apostolo das Mil Vocações”, com a missão de propagar a devoção do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.Em 1970 Dom Orlando criou a Fundação Bom Jesus de Cuiabá que administraria a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá,delegando a direção a Dona Aurora Chaves Vasconcelos.

Na década de 80 a Rádio foi administrada pelos padres paulinos de São Paulo em rede com a Rádio América e assim permaneceu até 1990.
No ano de 1990, a Comunidade Canção Nova com sede em Cachoeira Paulista (São Paulo) recebeu um convite de Dom Bonifácio Piccinini, hoje arcebispo emérito de Cuiabá para o trabalho de evangelização no Mato Grosso, e desta forma assumiram nessa época a programação da Rádio.

Em junho de 2004 assume a administração da Arquidiocese de Cuiabá Dom Milton Santos,como Arcebispo Metropolita e também continua o processo de modernização na Arquidiocese de Cuiabá e na Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá,impulsionando e animando a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese na criação do site da Arquidiocese de Cuiabá (Um grande Portal de Notícias) e com o desafio de transmitir a Rádio difusora Bom Jesus de Cuiabá através da internet para o Mundo.

E com muita alegria a partir das 6h00 da manhã do dia 18 de março de 2006 em caráter definitivo, Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá vem sendo transmitida através do site da Arquidiocese de Cuiabá, para todo Brasil e para o Mundo.Sendo o primeiro programa transmitido, pela internet para todo o Brasil e exterior foi o MEU DIA COM NOSSA SENHORA, apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton Santos.

Em 2011 a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá voltou a ser administrada diretamente pela Fundação Bom Jesus de Cuiabá, continuando a missão de Evangelizar 24 horas por dia com parte de sua programação da Rede Canção Nova de Rádio e outra parte com programas elaborados pela Arquidiocese de Cuiabá.

A Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá como slogan: “A sua paróquia no ar”, é uma das rádios com maior audiência na região, com 10 Kwats de potência, a 630 AM ultrapassa os limites de Cuiabá e Várzea Grande, atingindo ainda diversos municípios do Estado de Mato Grosso.

A partir do dia 01 de Novembro/2016 a Fundação Bom Jesus de Cuiabá assumi novamente a direção Geral da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, contando com parceria da Rede Evangelizar de Rádio e da Rede Canção Nova, sendo mantida principalmente pelas doações dos Benfeitores “Amigos do Bom Jesus”.

Hoje a emissora conta com uma programação 100% Católica e pertence à Fundação Bom Jesus de Cuiabá, administrada pelos padres diocesanos com a participação de leigos e leigas na coordenação dos trabalhos.
Nestes 59 anos a Difusora Bom Jesus de Cuiabá Rádio tem sido responsável pela evangelização de muitas pessoas, chegando a diversas regiões do Brasil e do Mundo, onde um pároco muitas vezes não consegue chegar devido as distancias, mas que através da internet isso é possível, tendo como pilares centrais as transmissões do Santo Terço e das Missas durante a semana e as dominicais, com uma significativa importância histórica de atuação na sociedade mato-grossense durante mais meio século, fazendo da Difusora 630 AM uma das emissoras mais ouvidas e querida por várias gerações de ouvintes que acompanham uma programação evangelizadora, diversificada, muito divertida e dinâmica, voltada para a formação cristã, entretenimento, prestação de serviços, utilidade pública, divulgação da cultura, saúde e bem estar, lançamentos fonográficos, e de promoção da cidadania.
O aprofundamento na formação cristã se dá com a colaboração de locutores capacitados,teólogos, filósofos, mestres e doutores na fé cristã; comunicadores de excelência, membros de pastorais, movimentos da Igreja, padres, seminaristas com a orientação geral de nosso Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos.

No decorrer desses anos a emissora passou por várias transformações, adaptando-se à nova realidade sem perder a essência, reestruturando seu estúdio e aparelhagem tecnológica, trazendo para os ouvintes muitas novidades, desde a linguagem mais dinâmica, uma programação musical atual, até uma plástica que é referência para o bom gosto e para a própria modernidade do rádio no país, atingindo especialmente o público “jovem-adulto”.
Criando perfis em redes sociais como Twitter, Facebook, entre outros canais como blogs e web site, atingimos ouvintes assíduos à nossa programação não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Destacamos toda América Latina, e na Europa, Itália, Portugal, Espanha, França e também na África como a Angola.

E nossa querida Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá continua acompanhando as novas tecnologias, sendo que a partir de 2018 a Rádio possui seu portal de notícias radiodifusora.com.br que transmite a Rádio também pela internet juntamente com o Site da Arquidiocese de Cuiabá. Nesse processo de constante modernização iniciou também em 2018 o seu processo gradativo de migração de AM para FM (Frequência Modulada), buscando cada vez mais evangelizar o povo de Deus.
Rumo aos 60 anos de forma especial realizamos um agradecimento aos nosso queridos ouvintes das ondas sonoras do AM e aos nossos queridos internautas espalhados pelo Mundo pela fidelidade, carinho, doações e orações pela nossa Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá.
Deus abençoe ricamente de bênçãos, por intercessão de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Sobre Alexandre Mendes

Engenheiro Civil, Web Master

Você pode Gostar de:

Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções mais antigas e amadas

No dia  16 de julho, celebramos a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. Uma …

Arquidiocese de Cuiabá celebra 192 anos de sua elevação a Diocese

Neste dia 15 de julho de 2018 a Arquidiocese de Cuiabá celebra 192 anos de …